Buffy, a Caça-Vampiros Wiki
Advertisement

Buffy, a Caça-Vampiros e a Filosofia: Medos e Calafrios em Sunnydale (no original: Buffy the Vampire Slayer and Philosophy: Fear and Trembling in Sunnydale) é um livro de referência em Estudos de Buffy. Editado por James B. South, o livro foi originalmente publicado em março de 2003 pela editora Open Court Publishing Company, com sua tradução disponível em 5 de fevereiro de 2004 pela Madras.

Sinopse[]

O vampiro é um ícone presente nos dias de hoje, e tem sido assim há milênios. A cultura popular, especialmente a televisiva, tem se valido deste ser para alavancar os índices de audiência de seus programas. Assim, temos Buffy, a história de uma caça-vampiros e, conseqüentemente, dos vampiros por ela caçados.

Um observador atento notará uma linguagem universal neste seriado e em outros filmes. Estes códigos são as metáforas filosóficas. O aficcionado encontrará temas profundos e a leitura da alma humana na vivência dos personagens que muitas vezes funcionam como um espelho da própria humanidade.

Em Buffy, A Caça-Vampiros e a Filosofia, veremos que o editor, James South, o coordenador, William Irwin, e seus colaboradores souberam identificar em Buffy a influência dos vários pensadores e da filosofia por eles criada.

O livro traz sofisticados conceitos filosóficos em metafísica, epistemologia, ética e filosofia política, sempre relacionados a Buffy. Alguns capítulos começam com uma questão filosófica difícil, como a amizade ou a punição, e mostram como o seriado pode nos ajudar a compreender melhor o problema, fornecendo exemplos e temas extraídos da série.

A proposta dos acadêmicos é ajudar o leitor a entender como teorias e conceitos filosóficos interagem com casos específicos, como irracionalidade humana e niilismo.

Advertisement